O QUE É A OZONIOTERAPIA E PARA QUE SERVE?
Ozonioterapia é um tratamento feito a partir do gás ozônio que é composto por 3 átomos de oxigénio. Suas indicações são para melhorar a imunidade das células, oxigenar os tecidos, aliviar dores crônicas e agudas e doenças inflamatórias.
A técnica é usada no Brasil há mais de 45 anos para tratamento isolado ou complementar de patologias como:
A ozonioterapia consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio por diversas vias, como a intravenosa ou intramuscular, com o objetivo terapêutico. O paciente recebe uma mistura dos gases oxigênio (95%) e ozônio (5%).
Considerado um dos oxidantes mais eficazes, o gás ozônio tem sido um fator cada fez mais decisivo para a diminuição, e muitas vezes a cura, de doenças inflamatórias, infecciosas, problemas circulatórios, articulares e feridas decorrentes de diabetes, entre outras enfermidades.
O método pode ser aplicado de diversas formas (em geral por injeção, sonda ou na pele), a partir de geradores específicos, com materiais compatíveis, que, com base no oxigênio medicinal, produzem quantidades precisas de ozônio dentro da faixa de segurança, sempre sobre a orientação e com supervisão de um médico especialista, que irá indicar a dosagem correta, de acordo com as necessidades do paciente. Doses excessivas podem ser prejudiciais e doses baixas podem ser ineficazes.
Aplicação intra discal:
Aplicação diretamente na articulação do paciente onde é necessário o tratamento.
Aplicação intra uretral e vesical e auto-hemoterapia ozonizada:
Nesta aplicação o ozônio é absorvido diretamente pela mucosa intestinal.
Aplicação na pele:
Esta aplicação é usada para ferimentos ou doenças de pele, utilizando azeite ozoinizado.
Hidro-ozonioterapia:
Onde o ozônio é diluído em água e o paciente submerge para o tratamento geral.
BENEFÍCIOS DA OZONIOTERAPIA
A ozonioterapia melhora o sistema imunológico, diminui os efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia e radioterapia, aumenta o vigor físico e enfraquece as células cancerosas. Em relação ao câncer o tratamento com ozônio é um coadjuvante que ajuda a vencer a doença.
Um dos efeitos da ozonioterapia é estimular a liberação de oxigênio nos tecidos. Os pacientes oncológicos geralmente tem baixa oxigenação nos tecidos. O ozônio então ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio, regula o sistema imunológico e controla a resposta inflamatória. Ele diminui a ação de toxicidade tanto da radioterapia quanto da quimioterapia. É um tratamento para ser feito junto e complementar ao tratamento oncológico convencional.